A KYB Europe partilha algumas dicas úteis para técnicos ao instalarem amortecedores, molas helicoidais ou kits de montagem de suspensões.
Segurar o haste de pistão
Uma das principais razões pelas quais o vedante de um amortecedor possa falhar e causar fugas de óleo consiste em danos na haste de pistão durante a instalação. Nunca deve colocar Alicates de pressão, alicates e outras ferramentas diretamente na haste de pistão. Estas ferramentas podem danificar o veio altamente polido que poderá desgastar e danificar o vedante. Próximo do topo do veio, logo após onde a rosca se encontra existe uma área onde as ferramentas podem ser posicionadas de forma segura.
Utilize as porcas fornecidas
Se um amortecedor KYB for fornecido com uma porca roscada, esta deve ser utilizada durante a instalação em vez de voltar a utilizar a que já se encontrava na peça antiga. Se a KYB não fornecer uma porca, então deverá reutilizar a original. Isto também se aplica a anilhas e espaçadores.
Substituir cartuchos
Ao instalar um novo cartucho KYB, não coloque água, ou quaisquer outros fluídos, no invólucro do apoio. Certifique-se de que o invólucro não possui fluídos já existentes. Os cartuchos KYB são concebidos para serem utilizados sem quaisquer líquidos adicionais.
Marcação de kits de montagem da suspensão
Ao desmontar um apoio, é recomendado marcar as peças da suspensão para garantir o correto posicionamento e sequência de peças que são reutilizadas. Esta ação é conhecida como “marcação”. Preste especial atenção à correta instalação da bobina superior na placa de montagem superior, para assegurar que a nova montagem é realizada de forma correta e precisa.
Comprimento de amortecedor
Ocasionalmente, um amortecedor novo pode parecer possuir um comprimento diferente do que foi desinstalado do veículo. A razão mais comum consiste na utilização de uma mola de ressalto interna no interior do produto KYB e a ausência do encosto de suspensão do produto OE, que pode, por vezes, ser removido em modelos mais recentes por parte dos fabricantes de veículos de forma a reduzir custos. Em algumas aplicações é necessário elevar ligeiramente o eixo ou suspensão de forma a conseguir fixar o kit de montagem. Isto também é comum em vário componentes OE. Partindo do princípio que a peça foi selecionada a partir do catálogo KYB utilizando as especificações exatas do veículo, será seguro instalar a peça.
Binário correto
Não utilize uma chave de impacto de ar ou elétrica para apertar a porca de montagem superior na haste de pistão. Isto pode tornar o binário maior do que o recomendado e causar danos. Segure a haste de pistão com uma chave ou ferramenta especial (não utilize alicates ou alicate de pressão) no braço oscilante e utilize uma chave de binário configurada para as especificações do fabricante do veículo. As especificações encontram-se na Aplicação KYB Suspension Solutions. O aperto final deverá ser concluído após ser aplicado o peso total do veículo.
Substituição em partes
Para garantir que o veículo tem um desempenho seguro e conforme esperado, a KYB recomenda a substituição de amortecedores em pares no eixo. Quando as taxas de amortecimento são significativamente diferentes entre a esquerda e a direita, as variações da carroçaria do veículo e movimento das rodas podem causar anomalias na condução. A KYB também recomenda a substituição dos kits de montagem de suspensão e kits de proteção ao mesmo tempo que os amortecedores.
Bombeamento
Ocasionalmente, um amortecedor pode ser diagnosticado como defeituoso quando na verdade apenas necessita de ser bombeado. Os amortecedores são normalmente armazenados e transportados na horizontal. Isto pode causar com que se formem pequenas bolsas de ar, o que poderá afetar a força de amortecimento. Para evitar isto, é recomendado que bombeie o amortecedor 3 ou 4 vezes. Isto significa comprimir e alongar a haste de pistão para remover o ar.
Alinhamento das rodas
Dependendo do design do veículo, o alinhamento das rodas poderá ser necessário após a substituição dos apoios. Todos os apoios afetam o alinhamento de alguma forma, como tal o melhor é verificar junto do manual de serviço do veículo específico e as especificações.