A KYB partilha algumas dicas para a condução no inverno

As condições de condução no inverno apresentam desafios para um automóvel. Extremos de temperaturas, um acréscimo de buracos assim como de sal ou cascalho utilizados nas estradas de muitos países, tudo isto impõe pressões adicionais sobre as componentes da suspensão.

A principal função dos amortecedores é a de manter os pneus do veículo firmemente em contacto com a estrada de forma a poder conduzir e travar em segurança. Funcionam como equipa em conjunto com os pneus e se algum destes membros de equipa estiverem desgastados, isto pode ter consequências severas para a segurança. A chuva, o gelo e a neve têm um efeito adverso sobre as distâncias de paragem, sem o perigo adicional de componentes desgastadas, por isso é particularmente importante que tudo esteja em perfeitas condições de funcionamento durante os meses de inverno.

A KYB recomenda algumas dicas básicas para o ajudar a conduzir no inverno:

Remova toda a neve e o gelo do seu veículo:
Assegure-se de que todo o gelo ou neve estão removidos das janelas e dos faróis. É também importante remover a neve do topo do seu veículo, já que esta pode deslizar para seu para-brisas durante a condução e bloquear a sua visão.

Aumente a sua distância de paragem:
Condições escorregadias significam que deverá aumentar a distância entre si e o automóvel à sua frente de 8 para 10 segundos, dispondo assim de tempo suficiente para travar em segurança, se necessário for.

Acelere, desacelere e manobre com suavidade:
Leve o seu tempo e assegure-se de que acelera, desacelera e manobra com cuidado. Caso o seu veículo comece a deslizar, controle-o com o volante e não trave.

Verifique os seus pneus:
Assegure-se de que os seus pneus possuem o piso necessário e que dispõem do enchimento correto. Confirme que o kit de reparação/sobresselente está em boas condições.

Arranque numa engrenagem mais alta:
Isto permitirá que o seu automóvel ganhe tração e impedirá que as suas rodas patinem ao tentar mover o seu veículo.

Verifique os seus níveis de fluídos com mais frequência:
Porque o seu motor trabalha mais, os seus fluídos poderão ser esgotados com maior rapidez, por esse motivo reabasteça-os antes de qualquer viagem longa.

Condução em montanha:
Deixe espaço suficiente entre automóveis para assim manter uma velocidade constante e evitar parar ou realizar mudanças de velocidade. Utilize uma engrenagem baixa ao descer de uma montanha.

Coloque todos os essenciais na bagageira:
Em caso de emergência, coloque o descongelador, uma manta, algum vestuário e calçado de inverno além de uma tocha.

A maioria dos automóveis possui um Controlo de Estabilidade Eletrónico (ESC) moderno para ajudar o veículo e o condutor a evitarem uma sobreviragem perigosa em condições de inverno. O ESC é capaz de detetar o momento no qual o automóvel se inclina ou perde tração e pode rapidamente aplicar travões individuais para assim evitar qualquer risco de derrapagem. É importante recordar que apesar da maioria dos veículos modernos estarem equipados com funcionalidades de segurança como o ESC, estes sistemas baseiam-se no funcionamento perfeito de todas as componentes. O ESC foi calibrado e concebido para quando o automóvel dispunha de amortecedores novos. Como tal, quando os amortecedores não são mantidos de forma correta, isto tem um efeito sobre cada cálculo efetuado pelo ESC do veículo, já que este não vai reagir e desempenhar da forma esperada. O ESC poderá assim ser incapaz de aplicar suficientes medidas preventivas para manter o automóvel sob controlo. A KYB recomenda que os amortecedores, molas helicoidais e kits de montagem sejam substituídos a cada: 50 000 milhas ou 80 000 km.

Assim que o inverno tiver terminado, o perigo para as componentes da suspensão mantém-se – especialmente para as molas helicoidais. O impacto de superfícies de estrada soltas pode eventualmente provocar o lascar da tinta, expondo assim o metal. A mola fica assim suscetível a partir, ainda mais durante e após os meses de inverno quando ficará exposta à chuva, gelo e ao sal corrosivo da estrada. Uma mola helicoidal que parta durante a condução do veículo pode ser extremamente perigosa caso se desloque da sede da mola, por vezes danificando até o pneu. A KYB recomenda que assim que o inverno terminar, as molas de cada veículo que entre na oficina devem ser verificadas por técnicos, para verificarem a existência deste tipo de danos.