Toyota escolhe a KYB para o exclusivo Mirai movido a hidrogénio

O novo e reformulado Toyota Mirai, um veículo de células de combustível de hidrogénio (FCEV), utiliza os amortecedores KYB como equipamento original.

O Mirai de primeira geração foi lançado em 2014. Os FCEV funcionam a hidrogénio e são o derradeiro automóvel ecológico, uma vez que proporcionam uma longa autonomia a velocidade de cruzeiro (até 502 km no caso do Mirai) e tempo de reabastecimento reduzido com emissões zero. “Mirai” é o termo japonês para futuro. A Toyota deu início ao desenvolvimento de células de combustível no Japão, no início da década de 1990, e desenvolveu uma série de veículos de células de combustível, sujeitando-os a mais de 1.600.000 km de testes de estrada.

Para conseguir uma direção mais leve e simples, uma postura adequada do veículo ao curvar e uma condução confortável e de elevada qualidade, é utilizado um novo sistema de suspensão. Inclui uma suspensão muli-link de montagem elevada na dianteira e uma suspensão multi-link de montagem rebaixada na traseira. Apresenta também rigidez elevada na dianteira e na traseira, para reduzir a aceleração lateral nas curvas. O desempenho de condução é reativo e estável. O veículo está equipado com amortecedores KYB novos na dianteira e na traseira, para proporcionar uma excelente resposta da direção e um nível mais elevado de sofisticação e conforto de condução com resposta imediata ao movimento inicial.

Apesar do custo elevado dos veículos a hidrogénio, a Toyota vendeu mais de 10.000 unidades do Mirai original e pretende aumentar esse valor para 30.000 unidades no caso do novo modelo. A Toyota reduziu o custo do sistema de células de combustível em 95%, em comparação com o seu antecessor, ao tornar os respetivos componentes mais pequenos, mais leves, mais eficientes e mais baratos para produção em grande quantidade.

Jordan Day, Diretor de Marketing da KYB Europe, declarou “com o objetivo da UE de ter 30 milhões de automóveis de emissões zero até 2030 e neutralidade climática até 2050, a KYB está empenhada em trabalhar com os fabricantes de veículos de modo a fornecer suspensões de nível mundial para os seus desenvolvimentos de veículos ecológicos”.