Suspensão e Controlo de Estabilidade Eletrónico

O Controlo de Estabilidade Eletrónico ou ESC é um sistema eletrónico integrado, uma extensão da tecnologia de travagem antibloqueio. A sua função é estabilizar o veículo e evitar a derrapagem aplicando pressão de travagem específica numa ou mais rodas, conforme necessário.

Uma série de sensores de ESC indicam as condições de funcionamento do veículo a um dos computadores integrados do veículo. Quando o computador determinar que o veículo está a perder o controlo, a inclinar demasiado ou quando os pneus começam a perder tração, este começa instantaneamente a reduzir a velocidade do motor, através do sistema de gestão do motor e aplica a travagem individual apropriada nas proporções certas para manter o controlo do veículo.

O ESC é comercializado desde 1995 e desde 2014 é obrigatório em todos os novos veículos vendidos na UE. Aproximadamente 80 a 90% dos veículos que são conduzidos nas estradas europeias estão agora equipados com a tecnologia ESC.

O cinto de segurança do século XXI

A maioria dos acidentes que envolvem a perda de controlo do veículo ocorre quando este é conduzido para além dos seus limites de tração, como em condições de aceleração excessiva ou em curvas ou em condução demasiado rápida para as condições. Os estudos demonstram que o ESC pode reduzir acidentes com derrapagem fatais até 38%.

Vários estudos demonstram que o ESC é altamente eficaz na prevenção da perda de controlo e acidentes fatias. Estima-se que desde que o ESC foi introduzido na Europa, pelo menos, 188 500 acidentes com ferimentos foram evitados e mais de 6 100 vidas salvas. Os veículos com ESC reduzem o risco de perda fatal de controlo para metade e o risco de capotamento em cerca de 80%. O ESC tem sido descrito como o mais importante avanço na segurança pelos especialistas automóveis.

Como se relaciona o ESC com a suspensão?

¨ A eficácia do ESC limita-se à capacidade dos pneus e suspensão do veículo. Se os pneus não aderirem à estrada, o ESC não pode efetuar as medidas de correção necessárias.
¨ As peças de substituição (como amortecedores) devem repor a capacidade de manobrabilidade do veículo para o nível que tinha quando novo. Algumas peças do mercado pós-venda (especialmente peças de baixo custo/baixa qualidade) não conseguem igualar o equipamento original. Estas peças afetam o desempenho do ESC.

Os veículos equipados com ESC, como todos os veículos, requerem substituição periódica dos calços dos travões, amortecedores e suspensões, pneus e outras peças de desgaste. Certifique-se de que escolhe as peças de substituição concebidas para repor as capacidades de controlo e manobrabilidade do veículo originalmente concebidas. A reposição do controlo e manobrabilidade originais são críticas para o desempenho do ESC. Mesmo com o ESC, a paragem e viragem ainda depende de uma boa tração dos pneus. Uma boa tração dos pneus assenta em amortecedores e suspensões em bom funcionamento, mantendo o pneu firmemente pressionado na estrada. É importante relembrar que o ESC de um veículo é calibrado quando este é novo, pelo que a presença de amortecedores, travões ou pneus de baixa qualidade ou desgastados significa que o ESC pode não ter a capacidade necessária para desempenhar a corretamente a sua função crítica para a segurança.

Porquê escolher amortecedores KYB para veículos com ESC?

Todos os fornecedores de equipamento original como a KYB concordam com o facto de que os amortecedores gastos perdem a sua eficácia após 80 000 quilómetros (50 000 milhas). Isso deve-se à fadiga gradual das válvulas dentro do amortecedor. É uma diminuição muito subtil do desempenho, muitas vezes tão subtil que o condutor nem repara. Por isso o aconselhamento técnico é muito importante para manter o desempenho do veículo com a máxima segurança, no que respeita a travões, pneus e suspensão.

Os amortecedores de mercado pós-venda de baixa qualidade muitas vezes são fabricados e possuem um desempenho diferente dos amortecedores de equipamento original. A remoção, por exemplo, de molas de ressalto internas, qualidade dos materiais reduzida e qualidade do fluido hidráulico reduzida significa que a unidade não terá um desempenho à altura daquele que o ESC necessita, o que torna todas as medidas calculadas imprecisas. Os amortecedores KYB são calibrados especialmente para o mercado pós-venda. Restauram as capacidades do ESC originalmente concebidas não só do desempenho da unidade do amortecedor, mas também das válvulas interiores ajustadas especificamente para permitir o desgaste dos mancais e casquilhos em redor, assegurando que todo o sistema de suspensão funciona em conjunto para uma condução como nova e, essencialmente, repõem o desempenho do veículo necessário para o ESC. Por esta razão, os amortecedores KYB são a escolha preferida dos profissionais da indústria mesmo acima da indicação de peças de equipamento original dos fabricantes automóveis.