Preparar o seu veículo para o verão

Com a aproximação da pausa de verão, muitas pessoas aguardam com entusiasmo as férias. Muitas vezes, isto implica viagens longas e, por vezes, até o reboque de uma caravana ou carregar o automóvel com equipamento de campismo. Ou pode simplesmente significar mais bagagem e mais pessoas do que aquelas que o veículo normalmente transporta. Qualquer viagem longa pode submeter o veículo a esforço extra. Assim, é importante realizar várias inspeções ao veículo para garantir um funcionamento correto e seguro.

Pneus: Todos os pneus devem ser verificados quanto à existência de quaisquer danos na superfície, desgaste irregular ou áreas com desgaste excessivo, que podem indicar que os amortecedores do veículo estão gastos. O enchimento dos pneus deve ser realizado com a pressão correta para a utilização prevista. Assim, se o veículo transportar mais peso, isto poderá significar que é necessária mais pressão do que o normal. O enchimento excessivo dos pneus pode afetar a travagem e provocar o desgaste prematuro do pneu. O rasto deve também ser verificado, para garantir que cumpre, pelo menos, o requisito legal relativo à profundidade mínima. As temperaturas elevadas podem também afetar a pressão do pneu, e um aumento de 10 graus pode significar uma alteração de 0,1 bar (1,4 psi) na pressão. Lembre-se de verificar também o pneu sobresselente, caso o tenha.

Suspensão: Mesmo com pneus novos, um veículo continua a precisar de amortecedores que funcionem corretamente para manter tração com a estrada. Se tiver detetado algum destes sintomas no seu veículo, pode ser sinal de que existe um problema na suspensão: Afundamento da frente do veículo ao travar repentinamente, o automóvel puxar para um dos lados em estradas retas, sentir instabilidade em curvas, vibrações no volante, guinadas do automóvel em ventos laterais, ressalto das rodas ao passar sobre lombas, ruídos provenientes da área das rodas. Quaisquer problemas existentes na suspensão serão exacerbados por uma viagem longa, especialmente com peso adicional no veículo.

Como parte da respetiva preparação para o verão, leve o seu veículo a uma oficina para inspeções mais detalhadas. O técnico irá focar-se nestes pontos: Os amortecedores necessitam de uma inspeção visual para garantir que não existem quaisquer danos na haste de pistão, no corpo ou nos suportes de montagem. Além disso, deve procurar sinais evidentes de fugas de óleo. Se os amortecedores tiverem percorrido mais de 80 000 km, devem ser substituídos, como par no eixo, para repor o desempenho do veículo conforme pretendido pelo fabricante. As molas helicoidais devem ser verificadas quanto à existência de fissuras e fraturas. As juntas esféricas e os rolamentos devem ser verificados para garantir que a borracha não está deteriorada e que não existem quaisquer movimentos excessivos.

Líquidos: Certifique-se de que enche com líquido de lavagem e todos os vidros estão limpos, por dentro e por fora. Inspecione e encha com líquido refrigerante do motor, para garantir que o motor funciona à temperatura correta. Para garantir que o motor funciona sem problemas e evitar quaisquer danos, inspecione e encha com óleo. Isto irá também ajudar a diminuir a possibilidade de sobreaquecimento no trânsito. Os veículos podem consumir mais combustível em situações de trânsito intenso e ao utilizar a função start/stop. Assim, certifique-se de que o depósito está cheio antes de iniciar uma viagem longa. Pode também ser útil verificar o líquido de refrigeração do ar condicionado.

Reboque: Se um veículo rebocar uma caravana ou um atrelado, é sujeito a cargas adicionais. Não ultrapasse a carga máxima aprovada pelo fabricante. Além disso, o peso no engate esférico deve estar em conformidade com o definido pelo fabricante da barra de reboque. Reduza a velocidade de condução até ao limite legal para o peso da sua carga. A KYB disponibiliza também uma gama de molas helicoidais para serviços pesados que podem melhorar significativamente a capacidade de reboque do seu veículo durante toda a viagem, ao suportar o peso adicional. Fale com a sua oficina local para saber mais.

Outros: Se ainda não for obrigatório no seu país, é recomendada a existência de um kit de emergência (primeiros socorros, lanterna, triângulo de pré-sinalização, colete refletor). As escovas do limpa-para-brisas funcionam durante mais tempo nos meses de inverno, pelo que é recomendado substituí-las no verão. Certifique-se de que todas as luzes funcionam corretamente.

Todas estas sugestões de inspeções ao veículo podem contribuir para uma condução segura e agradável em viagens longas, ou durante o reboque.