KYB realiza pesquisa de Condução Autónoma

Os engenheiros de pesquisa e desenvolvimento da KYB têm vindo a trabalhar no desenvolvimento de um sistema de amortecedor/controlo de servo direção integrado que ajudará a tornar a condução autónoma confortável e segura.

O sistema de controlo integrado obtém um avançado controlo de movimento do veículo ao conectar os amortecedores e a direção. A tecnologia desenvolvida suprime a oscilação (movimento de rotação no sentido de rotação).

Esta utiliza informações da rota através das informações do mapa, em conjunto com outras informações obtidas durante a condução autónoma, para prever os futuros movimentos e vibrações do veículo, controlando depois a direção para alcançar uma condução de excelência sem oscilação. Para além disso, mesmo quando o veículo se encontra a circular em pavimentos irregulares (bandas cromáticas, lombas, pequenos relevos, etc.), a vibração do amortecedor é utilizada para prever a oscilação do veículo atempadamente e a direção é controlada para contrariar a oscilação.

Prevê-se que isto resulte numa redução de 50% na oscilação que ocorre quando uma roda passa por cima de uma banda de vários centímetros, levando a uma redução de acidentes rodoviários causados pela oscilação e a sobreviragem resultante.

A eficácia deste sistema foi confirmado ao ser instalado num veículo de testes, colocado em circulação no Centro de desenvolvimento experimental de última geração da KYB no Japão, e o seu desenvolvimento continua com o design e verificação da sua aplicação nos produtos.

Jordan Day, Diretor de Marketing da KYB Europe, explica que “a condução autónoma é uma enorme área de pesquisa e desenvolvimento na indústria automóvel e os engenheiros de classe mundial da KYB estão na vanguarda ao desenvolver o papel que os componentes de direção e suspensão podem possuir para garantir que o próximo salto na tecnologia de condução seja o mais seguro possível”.