KYB lança o desafio do fabrico Twin-Zero

A KYB Advanced Manufacturing (KAMS) com base em Los Arcos, Espanha, é uma das três fábricas europeias de amortecedores da KYB e lançou um projeto único e interessante denominado ‘Twin-Zero’. A KAMS fabrica produto OE para a Stellantis: DS, Peugeot, Citroen; Audi, VW, Skoda, Renault; e também para o mercado pós-venda europeu.

O objetivo deste projeto é criar um duplo digital de uma linha de fabrico, para tentar atingir zero anomalias, manutenção preditiva, produtos acabados e rastreabilidade de matérias-primas. Tudo isto com o objetivo paralelo de atingir um processo de fabrico e produto final mais sustentáveis.

Para levar a cabo este projeto inovador, a KAMS está a colaborar com diferentes parceiros, para além de receber uma subvenção do governo de Navarra através da solicitação de projetos e I&D e desenvolvimento para 2022-2024.

O projeto começou em julho de 2022, e a sua execução está planeada até final de dezembro de 2024. Requer documentação técnica de apoio regular.

Nesta fase inicial do projeto, as equipas trabalham para analisar todo o fluxo da linha de produção e estão a testar novos sistemas de captura de dados como a visão artificial e sensorial avançada. Como o projeto Twin-Zero é bastante longo, existem vários marcos em que o progresso será apresentado.

Juan Carlos Díez, Diretor Executivo de Mercado Pós-venda na Europa da KYB, explica “A KAMS é a única fábrica na rede global da KYB a atualmente analisar o seu processo de produção desta forma. Estamos entusiasmados por ver o progresso e os resultados desta inovadora experiência, aprendermos como melhorar a KAMS e as nossas outras 13 fábricas mundiais beneficiando, em última instância, os nossos clientes do mercado pós-venda”.