KYB lança Actimatic Damper System para motociclos

A KYB Corporation anunciou o lançamento da produção em série do Actimatic Damper System (KADS) da KYB.

O KADS é um sistema de suspensão semiativo controlado eletronicamente para motociclos que integra tecnologia de controlo e tecnologia hidráulica.

Apresenta um conceito original da KYB de “ligação ao solo” que transmite ao condutor a sensação de estar ligado à estrada – um sentimento de segurança, tal como acontece com um pneu. Isto ajuda as capacidades do condutor e contribui para uma estabilidade e controlo ideais.

O KADS irá ser instalado no motociclo Yamaha Tracer 9 GT, proporcionando um desempenho desportivo, bem como uma condução confortável. A suspensão eletrónica dianteira e traseira totalmente ajustável é gerida pela Unidade Inercial de seis eixos e pela Unidade de Controlo do Motor. A Unidade de Controlo da Suspensão calcula as definições ideais para o amortecimento da suspensão. As definições de amortecimento são imediatamente ajustadas através do solenoide para obter uma condução suave e segura, independentemente da carga ou condições de condução. O modo é definido através da interface TFT.

Este sistema de suspensão gera uma força de amortecimento constante mesmo quando o pistão da suspensão se move mais lentamente, o que contribui para a estabilização da atitude do motociclo aquando do arranque a partir de uma paragem, bem como estabiliza a atitude do chassi aquando de aceleração, travagem e curvas. O sistema controlado eletronicamente controla a repercussão e compressão da forquilha dianteira e repercussão e compressão do amortecedor traseiro. Esta suspensão altamente avançada gera um intervalo de força de amortecimento muito mais alargado do que uma suspensão convencional e consegue responder de imediato a diferentes condições de condução com vista a atingir um desempenho ideal em termos de manuseamento.

Conhecida na Europa particularmente por suspensões automóveis, a KYB é também líder mundial em suspensões para motociclos, incluindo amortecedores, unidades de amortecimento traseiro e forquilhas dianteiras.