Foco Na Produção De Suspensões Avançadas Na Europa

A KYB Advanced Manufacturing Spain (KAMS) está na vanguarda da produção especializada de amortecedores de alta tecnologia e foi criada especificamente para esse fim.

A KAMS está sediada em Los Arcos, perto de Pamplona. Com um investimento superior a 20 milhões de euros, foi aprovada em junho de 2008 e os testes da primeira linha de produção tiveram início em agosto de 2009. A produção total começou quatro meses mais tarde com o primeiro projeto de OE entre a KYB e a BMW, o fornecimento dos amortecedores dianteiros e traseiros para o novo Série 5. Alguns meses mais tarde, o fornecimento para a PSA e Audi foi transferido de outra fábrica espanhola da KYB, a KYBSE.

Existem 6 linhas de produção e a capacidade de produção é atualmente de 1,45 milhões de amortecedores. A KAMS possui 184 funcionários, 145 dos quais integrados nas linhas de produção.

Quando se entra na área de produção da KAMS, a primeira coisa que se nota é como está limpa comparativamente a uma área de fabrico normal. A equipa trabalha arduamente para manter ótimas condições neste nível de produção especializada, efetuando inclusivamente auditorias contínuas sobre os processos e os produtos, além de auditorias de limpeza de alto nível (sistema 5S) a cada 2 semanas.

O processo de produção é altamente automatizado. Os operadores iniciam o processo colocando os componentes originais e estes não são tocados de novo até serem removidos manualmente do final da linha de produção. Nessa altura, a verificação de qualidade do produto final é um processo totalmente manual.

Os dois tipos principais de amortecedores produzidos pela KAMS são o REAS e o IDC.

O REAS é um sistema de suspensão que controla a vibração vertical e a força de amortecimento em curva sem dispositivos eletrónicos. O mesmo liga os amortecedores através de um terceiro amortecedor especial, que tem um pistão flutuante e distribui uma força de amortecimento nos amortecedores esquerdo ou direito.

Existem duas configurações para este sistema: a Ligação Paralela, em que os amortecedores esquerdo e direito de 1 eixo (dianteiro e/ou traseiro) são ligados através de uma válvula central; e a Ligação Diagonal, em que o amortecedor dianteiro direito é ligado através de uma unidade de válvula central ao amortecedor traseiro esquerdo, assim como o amortecedor dianteiro esquerdo é ligado ao amortecedor traseiro direito através da segunda unidade central.

O sistema controla o comportamento do automóvel durante a travagem, ao curvar e na aceleração para gerir a transferência de peso e minimizar o balanço da carroçaria. Melhora o contacto entre os pneus e a estrada através de forças dos pneus equilibradas, melhora o desgaste dos pneus, melhora a condução e proporciona melhor segurança de condução em situações críticas.

É utilizado nos veículos Audi RS 6 Avant, Audi RS 5 Coupé e Sportback e Audi RS 4 Avant sob o nome DRC – “Dynamic Ride Control”. Cada conjunto de amortecedores REAS está ligado à unidade de válvula central, garantindo um excelente funcionamento e precisão para estes veículos de alto desempenho.

O sistema de suspensão de Controlo de Amortecimento Inteligente (IDC) da KYB é a mais recente tecnologia inovadora desenvolvida pela KYB e é utilizado numa seleção de veículos de prestígio. Na Europa, é utilizado pela PSA no Peugeot 508 e no DS7 sob o nome “DS Active Scan Suspension”. Também será incluído no novo DS9 lançado em 2021. No Japão está disponível no Lexus LS e LC e no Toyota Crown e Avalon.

Esta tecnologia inteligente analisa o perfil da estrada e envia-o para a unidade central eletrónica IDC. Recorre a quatro sensores de altura e três acelerómetros para medir as reações do veículo, incluindo velocidade, travagem e ângulo de direção, entre outras.

A unidade de controlo calcula continuamente as definições ideais do amortecedor para mitigar qualquer irregularidade, melhorando o conforto para criar uma experiência de condução suave e única. Para tal, recorre a uma válvula solenoide proporcional em cada amortecedor que ajusta a pressão interior entre as câmaras superior e inferior, proporcionando controlo individual da compressão e do ressalto nas quatro rodas.

Os testes revelam que os benefícios são especialmente notórios nos lugares traseiros, com o sistema de leitura a reduzir a oscilação que pode ocorrer ao passar sobre obstáculos. Isto pode parecer que se trata apenas de melhorias no conforto de condução, embora também tenha um efeito positivo na segurança. Uma condução mais suave significa que as quatro rodas irão manter um melhor contacto com a estrada, permitindo uma direção e travagem mais seguras. Uma viagem mais tranquila também reduzirá a fadiga do condutor.

A KYB possui três fábricas de amortecedores na Europa, duas em Espanha e uma na Chéquia. Também possui uma fábrica de molas helicoidais criada propositadamente na Chéquia.