Expedição ao Polo do Frio

A KYB apoiou um desafio épico no Ártico até ao “Polo do Frio”, onde a equipa foi a primeira no mundo a chegar às Ilhas da Nova Sibéria, de carro.

A equipa foi liderada pelo embaixador da Toyota, Bogdan Bulychev. O percurso total foram mais de 20,000 quilómetros em condições adversas, 7,000 dos quais foram fora da estrada, incluindo conduzir por cima do Oceano Ártico congelado. A temperatura média foi de -50ºC e a mais baixa registada de -62ºC. A viagem começou em janeiro e terminou em maio com o percurso a cobrir Iacútia – Polo do Frio – Kolimá – Magadan – Kamchatka – Tchukotka.

Os dois veículos utilizados foram um Toyota Hilux e um Toyota Land Cruiser Prado 150. Ambos os SUVs estavam bem preparados para conduzir em condições extremas com rodas de 96,52 cms (38 polegadas) e iluminação LED. Estavam equipados com isolamento térmico e janelas de vidro duplo, aquecedores adicionais instalados em ambos os motores, uma manta térmica por cima com caixas isoladoras a cobrir o radiador. Os depósitos de combustível no Hilux aguentam até 350 litros e do Prado aguentam até 400 litros, permitindo que os motores trabalhem sem parar durante até 10 dias.

Os veículos da expedição estavam equipados com amortecedores KYB, concebidos para fornecer uma condução fiável e conforto para os veículos em condições fora da estrada enquanto mantêm características de condução excelentes. As soluções técnicas usadas nos amortecedores permitiram que a temperatura estabilizasse durante a operação, reduzindo a possibilidade de formação de espuma do fluído, reduzindo stress interno e aumentando a vida do amortecedor e suspensão como um todo. Isto é especialmente importante no Ártico. Foi o melhor teste de frio extremo que os amortecedores poderiam ter.

Para ver mais da condução e das condições extremas, há um vídeo no canal de YouTube da KYB Europe.