Batentes Hidráulicos Duplos Chegam ao Mercado Pós-Venda

Numa altura em que a suspensão ativa se está a tornar uma realidade nos automóveis de passageiros e as soluções semiativas estão presentes em mais segmentos do que nunca, uma colaboração entre a KYB e a Citroën introduziu um novo conceito de suspensão baseado em amortecedores passivos, mas capazes de se aproximar do elevado desempenho dos sistemas semiativos com custos significativamente mais competitivos. Foi desenvolvido e aplicado como equipamento original ao Citroën C5 Aircross, que foi originalmente lançado em 2017. O veículo foi nomeado para o Prémio Carro do Ano 2019 e ganhou o Prémio Conforto CarWow 2019. A KYB recebeu também um prémio de Supplier Excellence da PSA, na sequência deste desenvolvimento muito bem-sucedido.

Até agora, esta tecnologia só foi instalada em veículos fabricados novos. Contudo, em 2022 estará disponível como peças de mercado pós-venda da KYB Europe, com os números de peça 3348095 e 3448033. A KYB é a única empresa a disponibilizar estas peças para o mercado pós-venda. Atualmente, existem mais de 150 000 C5 Aircross nas estradas europeias equipados com batentes hidráulicos duplos.

Com esta tecnologia, o curso total dos amortecedores pode ser dividido em três partes diferenciadas para as quais o amortecedor irá proporcionar caraterísticas diferentes. A primeira parte corresponde à posição em torno do centro do curso. Nesta área de trabalho, a válvula convencional no pistão e a válvula de base fornecem as forças de amortecimento. A segunda e terceira parte correspondem às posições próximas do fim do ressalto e dos cursos de compressão, sendo a compressão hidráulica e os batentes de ressalto responsáveis por proporcionar absorção da energia adicional.

Esta divisão permite que as válvulas principais dos amortecedores se centrem no conforto e que os dois batentes hidráulicos assumam a responsabilidade quando se verificam situações mais exigentes, aumentando assim tanto o conforto como o desempenho de condução. Para que isto seja conseguido de forma eficaz, tanto o ressalto como os batentes de compressão têm de ser capazes de proporcionar a absorção de energia suficiente e de ter uma resposta muito flexível. Esta tecnologia patenteada proporciona um nível de conforto sem precedentes e o que a PSA descreve como um “efeito de tapete voador”, visto que o carro parece voar sobre as lombas e buracos da estrada.

Jordan Day, Diretor de Marketing da KYB Europe Aftermarket, explica que “ter esta tecnologia disponível para o mercado pós-venda é um interessante complemento à nossa gama existente e permitirá aos motoristas continuar a desfrutar do premiado conforto que estes amortecedores proporcionam. É outro grande exemplo de como a KYB está na vanguarda da investigação e desenvolvimento no que diz respeito à suspensão de OE”.