Pontos básicos sobre a suspensão

1 em cada 5 automóveis que deixam as linhas de produção de todo o mundo possui amortecedores KYB de série – pode confiar na KYB para que esta ofereça a mesma qualidade de produto de nível mundial nas suas peças de substituição.

A suspensão de um veículo é composta por três componentes, o pneu, a mola e o amortecedor. Todas essas três componentes têm de estar em boas condições de funcionamento de forma a manter o pneu em correto contacto com a estrada.

Basta 1 amortecedor gasto para aumentar a sua distância de paragem em até 2 metros – essa é a diferença entre parar em segurança e bater num obstáculo.

Clique em “+” para saber mais sobre cada componente

Safety Tips

Kits de Suspensão

Para que servem os Kits de Suspensão?

Os Kits de suspensão são o elo de ligação entre a carroçaria do automóvel e a suspensão. Consistem num apoio de borracha que ajuda a absorver qualquer impacto da estrada, assim como um rolamento que permite que a unidade curve à medida que o volante roda. Estão em constante utilização durante a condução do automóvel e irão deteriorar-se com o tempo, tal como acontece com qualquer outro produto de borracha. Como tal, deverão ser sempre substituídos aquando da substituição dos amortecedores.

Como posso saber se os meus Kits de Suspensão estão gastos?

Caso o seu automóvel apresente um dos seguintes sinais, deverá solicitar a verificação dos seus kits de suspensão numa oficina:

> Ruído vindo da frente do automóvel ao conduzir

> Vibração no volante

> Ruído de batimento durante a condução

 

Kits de Proteção

Para que servem os Kits de proteção?

Um kit de proteção possui um batente e uma proteção contra pó. A proteção contra pó impede danos provocados ao vedante do amortecedor devido a pó e sujidades, danos esses capazes de causar uma fuga de óleo. O batente age como uma almofada, protegendo a suspensão contra o contacto entre o corpo de metal do amortecedor e a parte inferior do Kit de suspensão, quando este está totalmente comprimido. Os Kits de proteção deverão ser sempre substituídos aquando da substituição dos amortecedores.

Como posso saber se os meus Kits de Proteção estão gastos?

Uma vez que sofrem de muitos impactos devido às condições da estrada, os Kits de proteção são muitas vezes fortemente danificados, estão em falta ou são incapazes de se manter na posição correta. Caso o seu automóvel apresente qualquer um dos seguintes sintomas, deverá solicitar a verificação dos seus kits de suspensão numa oficina:

> A proteção contra pó está a cair

> A haste prateada do pistão está exposta

> Escuta um ruído ao percorrer uma lomba grande

 

 

Molas Helicoidais

Para que servem as Molas Helicoidais?

As Molas helicoidais suportam o peso do veículo e comprimem para absorver quaisquer lombas ou abalos na superfície da estrada. As Molas helicoidais mantêm também a altura da carroçaria do veículo. E como tal deverão ser sempre substituídas aos pares.

Como posso saber se as minhas Molas Helicoidais estão gastas?

As Molas helicoidais sofrem de desgaste ao longo do tempo e por vezes partem. Se o seu automóvel apresentar qualquer um dos seguintes sinais, deverá levá-lo à sua oficina local para uma verificação:

O meu automóvel parece estar mais baixo de um dos lados – Isto poderá indicar que o metal desgastou-se e a mola está a ceder, o que significa que o veículo não está a operar à altura da carroçaria correta

>  O meu automóvel colapsou para um lado – A explicação mais provável para tal consiste numa mola helicoidal partida

> O automóvel inclina para um lado – uma vez mais, será provavelmente uma mola helicoidal partida

> A mola helicoidal não assenta corretamente na sua posição

Amortecedores

Para que servem os Amortecedores?

Os amortecedores forçam as rodas a manter o contacto com a estrada, permitindo-lhe conduzir e travar em segurança. Sem os amortecedores, o seu automóvel passaria por uma lomba e comprimiria as molas helicoidais. As molas continuariam a ressaltar até terem despendido toda a sua energia. O amortecedor regula este ressalto, essencialmente captando o ressalto da mola e pressionando-a novamente para o seu comprimento original, mantendo o automóvel estável num contacto seguro com a estrada.

Com apenas um amortecedor, a distância de paragem do veículo a 50 km/h poderá aumentar em até 2 metros… essa é a diferença entre parar em segurança e bater num obstáculo. Substitua sempre os seus amortecedores aos pares.

Como posso saber se os meus Amortecedores estão gastos?

Os amortecedores desgastam-se gradualmente ao longo do tempo e por vezes poderá ser difícil afirmar se necessitam de substituição. No entanto, se o seu automóvel apresentar qualquer um dos seguintes sinais, deverá levá-lo à sua oficina para verificação:

> A dianteira mergulha durante a travagem

> O automóvel puxa para um lado

> O automóvel parece instável em curva

> “Flat spots” nos pneus

O automóvel guina perante ventos laterais

Vibração no volante

> O veículo ressalta em lombas

> O automóvel parece instável ao rebocar

> Fuga de óleo no amortecedor

Encontrar o seu Distribuidor

 

Pesquisar por Distribuidores